OLIMPÍADAS 2016

Comissão de Desportos da Aeronáutica apoia atletismo

Parceria com Comitê Olímpico Brasileiro prevê medidas e estratégias que visam a conquista de medalhas nas Olimpíadas de 2016
Publicada em: 16/05/2014 15:40
Imprimir
Fonte: CDA

Luiz Gabriel, atleta de revezamento 4x100m  1S SDE XavierO Comitê Olímpico Brasileiro (COB), visando aprimorar o desempenho de atletas de alto rendimento do atletismo, criou a Unidade de Performance do Esporte. Numa ação conjunta com o COB e a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), foi realizado um programa preparatório para o atletismo, envolvendo onze projetos relacionados às provas em que o Brasil tem possibilidade de conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Para a ação, foram estabelecidas estratégias para as provas de revezamento 4x100 (masculino e feminino), 4x400 (masculino), salto com vara (masculino e feminino), salto em distância (masculino), arremesso de peso (masculino e feminino), maratona (masculino) e salto triplo (feminino). O projeto prevê coleta de bioquímica com quatro indicadores e gasometria; e análise do movimento que se dispõe de filmadoras que gravam imagens junto a um software chamado DARTFISH, viabilizando o estudo de movimentos em vídeo conhecido como análise cinemática – que apóiam a análise de desempenho continuada.

A CDA sedia o Núcleo de Fomento e Rendimento, ligado à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que atende 40 atletas de nível olímpico, coordenado tecnicamente pelo Professor Alexandre Gonçalves Coelho e administrativamente pelo Professor Pedro Ferreira da Silva Filho, e composto ainda por um médico, dois fisioterapeutas, uma psicóloga, dois treinadores e um massoterapeuta. A
CDA, como órgão central da aptidão física e desporto da Força Aérea Brasileira, por meio dessa parceria, está aperfeiçoando seus profissionais, visando a implantação do Centro de Desporto da Aeronáutica e o alcance de medalhas olímpicas para o Brasil.